HISTORICO DA NOSSA IGREJA

Mar Nagui Youssef Zayat Arquieparca do Estado do Rio de Janeiro, Arquieparca do Estado do Rio de Janeiro, Membro efetivo do Santo Sínodo Permanente. Da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Rito Bizantino a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, é uma das Igrejas da dispersão em 1917, é uma Igreja autocéfala. Nossa Igreja vem do Metropolita Panteleimon de minsk (+1942) e dos sacerdotes que se exilaram nos EUA, depois de 1945.

Temos Sucessão desde Mons. Niemolovsky ( eudokimov) (1918) passando por Mons. Zurawetsky(1950) até chegar a nosso Primeiro Patriarca Autônomo Bielorrusso , nos EUA (1970) Mons. Rizy Rysky ( mar uladyslau i º ) mas nunca afirmamos ser Eslavos ou Bielorrussos , e que nossa ortodoxia , por ser autônoma , não é etnicista, nem filetista, somente pretendemos evangelizar com os velhos dogmas, dos 7 concílios universais, com o credo, sem o agregamento do “filioque”, e dedicamos a todos aqueles que desejam seguir a cristo também concordando com nossa particular visão ortodoxa, tal como figura em nossos estatutos e regulamentos, os quais mantém marcadas diferenças disciplinares, com outras igrejas ortodoxas, chamadas históricas ou orientais, mas, ser diferentes, não nos faz menos ortodoxos, e pelo contrario, cremos sinceramente estar mais acercados pelo ideal de cristo e mais longe das tradições humanas.

Muitos são os fiéis ortodoxos que se perguntam sobre o significado do término “canônico” ou “não canônico” aplicado a uma igreja. É necessário aclarar, sem embargo, que muitas vezes se parte de conceito errôneo (e em certo modo simplista) de confundir a canonicidade de uma Igreja com um reconhecimento oficial da sede de Constantinopla. Para começar devemos afirmar que toda Igreja que cumpre fielmente com os cânones emanados dos 7 concílios ecumênicos é de fato “canônica”. Uma Igreja só é genuinamente Ortodoxa quando é Canônica, por tal razão podemos afirmar que não existe, nem pode existir uma Igreja Ortodoxa não – canônica, e que isto se implicaria uma contradição grave. a ortodoxia , como todos sabemos , repousa de maneira indissolúvel sobre os aspectos da canonicidade : a dogmática e a administrativa, e nossa Igreja segue-se por este prisma. É importante destacar que o estatus de canonicidade de uma Igreja não é algo estanco monolítico, ou pétreo, sendo que é um fenômeno dinâmico, porque a Igreja, como criatura de Deus, é uma instituição ‘viva’’ e se bem é assistida pelo espírito santo, o que lê da sua dimensão transcendente e a dada por estabilidade de Deus imutável (cristo, ontem, hoje sempre), também está governada por homens, os quais podem ser santos ou pecadores, valentes ou medrosos , prudentes o temerários , mas sempre será a Igreja de Cristo ...

Membro Permanente - Standing Episcopal Conference of Orthodox Bishops - N.Y. - USA, comunhão - Holy Synod for the American Diaspora of the True Orthodox Christians-Nebraska-USA - AOCC ,Holy Synod of North and South America, Europe and Africa -, N.Y., E.U.A. Intercomunhão - Ukraianian orthodox church Woridwide - Kiev - Ucrânian. Belarusian orthodox autocephalous church of the people - Byelorussia.
Membro do American world Patriarchs (AWP) - Nova Yorkk - USA.

Igreja de São Jorge e São Sebastião
  Site Map